Saúde
Anvisa dispensa registro de vacinas para varíola dos macacos
Com 3.450 casos confirmados de varíola dos macacos no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da varíola dos macacos, nesta sexta-feira (19). A resolução deve simplificar a análise documental e vai facilitar o acesso da população aos medicamentos ou vacinas para tratamento ou prevenção da doença.
“É importante deixar claro que a Anvisa está exercendo seu papel de agência reguladora. A dispensa de registro é um ato regulatório. E esse ato não significa a aprovação tácita do que vier. Diante de mais um desafio, estamos utilizando uma ferramenta que faz parte do exercício pleno de nossa função”, disse o diretor presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.
Conforme a decisão, a norma, terá caráter excepcional e temporário e vai permitir que o Ministério da Saúde solicite à Anvisa a dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da doença por autoridades internacionais especificadas na respectiva resolução.
Com informações da Agência Brasil*
Leia os termos de uso