Saúde
Apenas seis municípios não tiveram amostras da gripe H3N2 em Sergipe
Em meio ao surto de gripe, apenas seis municípios sergipanos não tiveram amostras com a detecção do vírus Influenza H3N2, de acordo com o Alerta Epidemiológico elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta sexta-feira (21).
Segundo a pasta, ao todo foram identificadas 1.289 amostras positivas, sendo 1.118 Influenza A H3N2 e 171 Influenza A não subtipada. Foram confirmados também 40 óbitos acumulados da gripe Influenza A, sendo que 29 tiveram a identificação de Influenza A H3N2 e 11 de Influenza A não subtipada. As mortes ocorreram em 19 municípios.
O levantamento apontou ainda que a média de idade entre os casos que evoluíram para óbito foi de 72,65 anos, sendo 23 mulheres e 17 homens. Todos as vítimas estiveram associados a pelo menos um fator de risco para gravidade em casos de influenza, como doença cardiovascular crônica, diabete mellitus, hipertensão arterial, tuberculose pulmonar, bronquite asmática, pneumopatias crônicas, entre outras.
Por causa do grande aumento de casos, a pasta orienta que a população continue com os cuidados preventivos contra o vírus, como uso de máscara, a higienização das mãos e superfícies e manter o distanciamento social são atitudes que evitam o contágio.
Leia os termos de uso