Saúde


Após 11 anos em reforma, Unidade Materno Infantil do HU é oficialmente inaugurada


Publicado 28 de setembro de 2021 às 18:05     Por Fernanda Souto     Foto Ascom/ UFS

O prédio da Unidade Materno-Infantil do Hospital Universitário, localizado no campus da saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju, foi inaugurado, nesta terça-feira (28). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou brevemente do evento de solenidade da inauguração de forma virtual.

As instalações começaram a funcionar gradativamente desde janeiro deste ano, quando alguns serviços foram realocados no térreo e no terceiro andar da unidade. A entrega da obra completa ocorreu em junho deste ano, após 11 anos em reforma.

“Estamos aqui para realizar um sonho, um sonho há muito tempo acalentado pela sociedade sergipana e, particularmente, dos profissionais da saúde e docentes dos nossos campi da saúde. A Unidade Materno-Infantil do Hospital Universitário faz parte dos anseios dessa comunidade desde a época da criação da Faculdade de Medicina que é a mais antiga do nosso Estado. Muitos obstáculos e percalços foram superados para que hoje possamos apresentar essa realização ao povo sergipano”, destacou o reitor da UFS, Valter Joviniano.

A unidade tem cinco andares para realizar procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Atualmente, o térreo do prédio abriga o Ambulatório da Saúde da Mulher, que conta com oito salas de consultório e oferta as seguintes especialidades: ginecologia; obstetrícia; cardiologia e endocrinologia para gestantes; e fisioterapia uroginecológica. As pacientes também podem marcar e realizar alguns exames ginecológicos.

No terceiro andar, funciona a enfermaria hospitalar de pediatria, com 14 leitos ativos. Além dos serviços regulares de assistência, a equipe multidisciplinar oferece atividades em brinquedoteca e outras à beira-leito, como é o caso do projeto “cineterapia” (cinema para crianças e adolescentes).

Além disso, o prédio também conta com uma parte destinada especificamente ao ensino e à pesquisa, que já está pronta para utilização. São três salas de aula que comportam até 18 pessoas cada uma, as quais estão equipadas com lousas de vidro, carteiras, birôs e cadeiras de escritório.

No segundo andar, um auditório conta com lugares para até 80 pessoas sentadas e foi montado com lousa de vidro, tela de projeção, birô e cadeiras de escritório. Esses espaços foram estruturados com alguns equipamentos adquiridos por meio do Pregão Eletrônico nº 23/2020, uma iniciativa da Ebserh para reestruturar e revitalizar ambientes de ensino e pesquisa em todos os hospitais da Rede. Especificamente para o auditório e as salas de aula da Unidade Materno-Infantil, os bens adquiridos somam um investimento de R$ 80.937,02.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso