Saúde
Após alerta da OMS de subnotificação, Ministério da Saúde anuncia que irá testar 24% para covid-19
Após alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a subnotificação de casos de covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde afirmou que pretende realizar testes para covid-19 em 12% da população na modalidade RT-PCR e outros 12% pelo meio sorológico no plano de orientação de testagem em massa. A declaração foi feita pelo secretário de Vigilância de Saúde da pasta, Arnaldo Medeiro, nesta terça-feira (23).
A baixa capacidade em realizar testes é apontada como uma das principais dificuldades para conter avanço da pandemia no Brasil. O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou que a pasta vai apresentar, até esta quarta-feira (24), em entrevista coletiva, o plano de orientação para a testagem em massa.
“Ela está pronta, aqui na minha mão. Não vou fazer spoiler aqui”, disse Pazuello. A estratégia chega de forma tardia,frente ao avanço do vírus que já infectou mais de um milhão de pessoas e matou mais de 50 mil.
Sobre a demora, o ministro disse que era preciso tirar todas as dúvidas sobre a realização de testes. Nem ele, nem o secretário da pasta deram maiores detalhes sobre o assunto. Pazuello ainda disse que até o momento, 11,3 milhões de testes para diagnóstico de covid-19, sendo 3,8 milhões de testes RT-PCR e outros 7,5 milhões de testes rápidos.
Leia os termos de uso