Saúde
Após reformas, atendimentos no Caps Jael Patrício de Lima são retomados no bairro Cidade Nova
A prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retomou, nesta segunda-feira (3), as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima em seu prédio próprio, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital sergipana.
Segundo a pasta, após passar por reformas estruturais, o Caps retomou suas atividades com foco no atendimento à população com crises psíquicas, casos como transtorno mental crônico ou severo, e em situação de vulnerabilidade social associada à necessidade de acompanhamento em saúde mental.
De acordo com a coordenadora do Caps Jael Patrício de Lima, Laís Almeida, é importante destacar que, durante o período que o Caps esteve na retaguarda da covid-19 e passando por reformas, os usuários já atendidos pelo serviço, bem como as pessoas do território, passaram, temporariamente, a receber atendimento nas instalações do Caps Liberdade.
“Com essa medida, não houve nenhum tipo de desassistência aos usuários durante esse período. Voltamos à nossa sede com os acolhimentos, atendimentos individuais multiprofissionais e demais atividades do Caps que não façam aglomeração por conta das medidas de prevenção contra a covid-19”, explica.
Ainda segundo a coordenadora, antes da pandemia, o Caps Jael já tinha 500 usuários ativos e fazia um atendimento diário de até 80 usuários. Hoje, estão atendendo 20 usuários diariamente seguindo as medidas de prevenção. O Caps Jael funciona 24 horas, pois também tem acolhimento noturno, intensivo e semi-intensivo.
“Retomamos os atendimentos seguindo as orientações de prevenção e distanciamento social, no prédio próprio do Caps, de forma que as pessoas que precisarem já poderão se encaminhar para realizar o acolhimento inicial, atendimento de escuta, atendimento psicológico, psiquiátrico e demais equipe multiprofissional; tudo de forma agendada e respeitando as diretrizes para que não gere aglomeração”, enfatizou.
Leia os termos de uso