Saúde
Aracaju registra queda de 55% nos atendimentos a síndromes gripais
A capital sergipana registrou uma queda de 55% nos atendimentos a síndromes gripais no último fim de semana, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgados nesta segunda-feira (14).
Ao todo, as cinco unidades direcionadas apenas para o atendimento de síndrome gripal atenderam a 927 pessoas. Sendo 46 no hospital Nestor Piva; 596 no hospital Fernando Franco; 113 no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal; 63 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco e 109 na UBS Cândida Alves.
Segundo a secretária da SMS, Waneska Barboza, o número de atendimentos aos finais de semana tem reduzido nas últimas três semanas. Nos dias 29 e 30 de janeiro, às mesmas unidades atenderam 2.047 pessoas, enquanto no fim de semana dos dias 5 e 6 de fevereiro esse número caiu para 1.454 atendimentos.
“Além disso, tivemos uma queda considerável no número de casos confirmados, de 33% em relação à semana passada. Estávamos com uma média de 1.026 casos por dia e, na última semana, caímos para 685. Considerando que também tivemos uma queda considerável da demanda de consultas e exames aos finais de semana, decidimos reduzir o número de pontos de testagem de cinco para quatro unidades”, afirmou Waneska.
Por causa da redução, a UBS Augusto Franco deixa de funcionar aos sábados e domingos e continuam disponíveis a UBS Cândida Alves (Santo Antônio), das 7h às 19h; Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal (Coroa do Meio), das 7h às 19h, e os hospitais municipais Nestor Piva (18 do Forte) e Fernando Franco (Augusto Franco), em regime de 24h.
Leia os termos de uso