Saúde


Aracaju vacina 50% das crianças contra pólio e continua abaixo da meta


Publicado 27 de setembro de 2022 às 11:00     Por Fernanda Sales     Foto Marcelle Cristinne/ Prefeitura de Aracaju

Aracaju vacinou, até o momento, 16.552 crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 50,99%, índice abaixo da meta, que é de 95% de cobertura populacional, estimada em 32.464. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Devido a baixa adesão da vacina em todo o país, as campanhas de multivacinação e contra a poliomielite foram prorrogadas pelo Ministério da Saúde até essa sexta-feira (30).
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o objetivo da prorrogação foi aumentar a cobertura vacinal, pois a melhor maneira de se prevenir contra doenças é por meio das vacinas. “É graças ao Programa Nacional de Imunizações que, durante todos esses anos, muitas doenças estão controladas, e precisamos que os pais mantenham a situação vacinal dos seus filhos em dia, para que essas doenças não venham aparecer e se agravar. Para isso, basta levar o cartão de vacinação, a caderneta da criança, pois nossa equipe está preparada para avaliar quais vacinas deverão ser aplicadas”, explica Larissa.
Pontos de vacinação
As salas de vacina das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Quatro delas (UBSs Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca) têm horário estendido, das 8h às 18h. Além dos pontos instalados nos três shoppings de Aracaju funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Vacina contra a poliomielite
Ainda segundo a SMS, as crianças de 1 a menores de 5 anos estão sendo vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.


Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso