Saúde


Aumento de pacientes com quadro respiratório gera maior tempo de espera na emergência 24h de São Cristóvão


Publicado 22 de dezembro de 2021 às 19:24     Por Redação AjuNews     Foto Dani Santos/ Prefeitura de São Cristóvão

O tempo de espera dos pacientes da Emergência 24h localizada no bairro Eduardo Gomes, em São Cristóvão, na Grande Aracaju, aumentou devido ao recente aumento de casos de síndrome gripal no município.

Segundo a gerente da Emergência 24h, Camila Freire, os atendimentos continuam sendo feitos, “mas é preciso que todos entendam a classificação de risco, pois ela existe justamente para dar o atendimento conforme o perfil do paciente”, frisou. Os pacientes que necessitarem de atendimento imediato terão atendimento conforme a classificação de risco.

De acordo com a referência técnica de Enfermagem da Unidade de Urgência 24, Heloiza Andrade, a unidade apresenta um atendimento médio de 80 pacientes em 24 horas, com tempo máximo de espera de 20 a 30 minutos para classificação de risco e atendimento médico, para casos de prioridade azul ou verde.

Classificação de risco
A classificação de risco nas unidades de saúde é um instrumento de fundamental importância para organização do serviço e priorização do atendimento. Ela é utilizada para organizar o atendimento de pacientes que precisam de tratamento imediato, conforme o potencial de risco, os agravos à saúde ou o grau de sofrimento.

Na Unidade de emergência 24h de São Cristóvão, após a ficha cadastral, o paciente é acolhido e é realizada a classificação de risco por um profissional de enfermagem capacitado. Essa etapa consiste na anamnese e verificação de sinais vitais como pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, e saturação, para em seguida o paciente passar para o atendimento médico.

 

 

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso