Saúde


Brasil tem 621 casos confirmados de Covid-19 e seis mortes


Publicado 19 de março de 2020 às 18:58     Por Larissa Barros     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 621 e o número de mortes chegou a seis no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira (19).

O estado de Sergipe segue com seis casos confirmados, e os 4 novos casos são importados. São Paulo segue como foco da disseminação do vírus, com 286 casos. Em seguida vêm Rio de Janeiro (65), Brasília (42), Bahia (30), Minas Gerais (29) e Rio Grande do Sul e Pernambuco (28). Além desses estados, foram registrados casos no Paraná (23), Santa Catarina e Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (sete), Alagoas (quatro), Acre e Amazonas (três) e Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Paraíba (um).

O Ministério informou que deixará de trabalhar com casos suspeitos, a partir desta quinta (19), e vai passar a divulgar apenas os casos confirmados e as mortes decorrentes da infecção pelo vírus.

Casos de transmissão comunitária foram identificados no estado de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Catarina, Pernambuco e Porto Alegre. De acordo com a pasta, esse tipo de transmissão é mais grave, pois implica em uma disseminação maior e menos controlada da doença.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, os números mostram que o aumento não está ocorrendo de forma localizada, mas no em todo país. “Estamos vendo uma tendência mais nacional. Se levantar em bloco vai ser muito mais difícil de monitorar”, declarou Mandetta.

O Ministério emitiu também uma recomendação de isolamento domiciliar das pessoas com gripe ou sintomas da doença, dos familiares, das pessoas que coabitam os lares e dos idosos nos estados e cidades onde há transmissão comunitária.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso