Saúde


Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes começa em Sergipe nesta sexta (1º)


Publicado 29 de setembro de 2021 às 21:04     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / SES

Sergipe vai começar a vacinar crianças, desde o recém-nascido, a adolescentes menores de 15 anos que estão com o esquema vacinal atrasado a partir desta sexta-feira (1º). Segundo o Governo do Estado, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação se estenderá até 29 de outubro, sendo 16 de outubro o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional. As vacinas, que compõem a rotina do calendário nacional, estão sendo distribuídas com os municípios pelo Programa Estadual de Imunização.

Conforme informou o Governo de Sergipe, a campanha tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação; atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais; diminuir a incidência das doenças imunopreviníveis; e contribuir para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreviníveis, segundo informações da gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles. Ela destacou que manter a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes em dia é tanto um desafio quanto uma questão de saúde pública.

“Nós sabemos que precisamos vacinar e sabemos também que houve uma queda nas coberturas vacinais de rotina e para recuperar a imunização das crianças e adolescentes contamos com total engajamento dos municípios, com suas estratégias para identificar e vacinas esse público”, enfatizou Sândala Teles, acrescentando que a campanha envolve todas as vacinas básicas, a exemplo da BGC, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, pólio, meningite, HPV e tétano.

Sândala Teles explicou que os pais ou responsáveis devem levar suas crianças e adolescentes a uma unidade de saúde neste mês de outubro, com as cadernetas de vacinação, para que estas possam ser avaliadas pelos profissionais de saúde e aplicadas as vacinas que estiverem em atraso.

Cobertura
Para a gerente do Programa Estadual de Imunização, as coberturas vacinais em Sergipe causam preocupação. “Enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para as vacinas básicas é de 95%, nós temos a Rotavírus com 68% de cobertura; a Pneumo, Penta, Meningite e Pólio com 70%, a Hepatite A com 65% e a Tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) com 78%. Os dados são de julho e nos mostram que precisamos realmente atualizar o esquema de vacinação de nossa população”, considerou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso