Saúde
Campanha de vacinação contra poliomielite é estendida em São Cristóvão
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação se estenderá até o dia 30 desse mês em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Cristóvão, na Grande Aracaju. De acordo com a gestão municipal, a prorrogação atende à determinação do Ministério da Saúde, tendo em vista os baixos índices de cobertura vacinal a nível nacional observados em crianças e jovens.
Segundo a prefeitura, as UBS estarão recebendo a população para aplicação das doses no horário de funcionamento de cada unidade. Basta comparecer com a criança, documento de identidade e caderneta de vacinação (se tiver).
As primeiras vacinas destinadas às crianças contra Poliomielite consistem em três doses aplicadas em forma de injeção (intramuscular). A 1ª dose é dada nos bebês com dois meses de vida, a 2ª dose é dada com quatro meses, e a 3ª dose é dada no sexto mês de vida.
Somente após as três doses intramusculares, a criança deverá tomar as doses de reforço (gotinha). Durante a campanha, o ideal é que o primeiro reforço seja aplicado na criança de 1 ano até 4 anos 11 meses 29 dias de vida. O segundo reforço deve ser aplicado com 6 meses de intervalo, porém, esse intervalo pode ser de até 1 mês caso haja necessidade de vacinar a criança.
O reforço da vacinação contra a Polio são as gotinhas (1 ano até menores de 5 anos)
Ou seja, as mães, pais e responsáveis de todas as crianças que possuem 1 ano até menores de 5 anos devem verificar a necessidade de aplicação do reforço (gotinhas) da Pólio na criança. Na unidade de Saúde, os vacinadores verificarão a caderneta vacinal de cada criança para que haja a proteção necessária contra a doença a depender da necessidade de completar o esquema vacinal.
Vacina contra Pólio – Injeção intramuscular
1ª dose – Dois meses de vida
2ª dose – Quatro meses de vida
3ª dose – Seis meses de vida
Reforço da Vacina contra Pólio – via oral (gotinhas)
1º reforço – Para crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses 29 dias de vida
2º reforço – Para crianças menores de 5 anos. Intervalo de 6 meses após o 1º reforço (podendo esse intervalo ser menor a depender da necessidade da criança).
Leia os termos de uso