Saúde


Câncer de pele: Ação sobre riscos de exposição ao sol acontece na praia da Atalaia no sábado (29)


Publicado 27 de janeiro de 2022 às 12:20     Por Larissa Barros     Foto Divulgação

Com o aumento dos casos de câncer de pele em Sergipe, profissionais de saúde vão realizar uma ação de conscientização sobre os perigos da exposição ao sol sem os cuidados necessários, na praia da Atalaia, das 7h às 10h, neste sábado (29).

A ação será realizada pela equipe de especialistas da Onco Hematos e HOMO, que integram a Rede AMO. De acordo com o gerente de operações Marcos Andrade, serão passadas informações corretas com relação ao uso do filtro solar, de como identificar uma mancha na pele e a buscar tratamento.

Para o dermatologista Charles Godoy, é preciso se proteger do sol o ano inteiro e o uso do filtro solar deve ser uma constância, um hábito que deve ser adotado desde criança. Mas, segundo o médico, infelizmente, isso não é uma realidade.

“As consequências disso chegam com o passar do tempo. Por isso a necessidade de ações educativas junto à população”, alerta o médico, chamando atenção para os trabalhadores que exercem suas atividades expostos ao sol diariamente.

Atualmente, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

Em Sergipe, a incidência para cada 100 mil habitantes são de 700 novos casos de câncer de pele não melanoma em homens e 960 por ano em mulheres. Já com relação ao câncer de pele melanoma, o estado tem a estimativa de 40 casos em mulheres e em homens, menos de 20 casos

O oncologista clínico Miguel Tenório, destaca que o câncer de pele é um dos tipos de cânceres preveníveis. Os sinais e sintomas surgem principalmente em regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço e aparecem como manchas na pele que pode coçar, arder, descamar e até sangrar, normalmente faz uma pequena ferida que não cicatriza.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso