Saúde


Centro de Síndrome Gripal realiza mais de 170 atendimentos no 1º dia de funcionamento em Aracaju


Publicado 28 de janeiro de 2022 às 08:28     Por Fernanda Sales     Foto Marcelle Cristinne/ Prefeitura de Aracaju

O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, inaugurado na quarta-feira (26) pela Prefeitura de Aracaju, atendeu, no primeiro dia de funcionamento, 174 pacientes, os quais foram testados e 76 apresentaram resultado positivo para covid-19.

A nova unidade é voltada exclusivamente para casos de síndromes gripais e é localizada na rua Josué de Carvalho Cunha, ao lado do Cras Benjamim Alves Carvalho, bairro Coroa do Meio.

O local funciona diariamente (incluindo finais de semana e feriados), das 7h às 19h, com horário de coleta até às 18h. Com serviço porta aberta para todas as pessoas com sintomas que são residentes de Aracaju, após ser recepcionado, o usuário passa pela triagem de enfermagem e consulta médica.

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, além do Centro de Atendimento a Síndrome Gripal, as Unidades Básicas de Saúde e urgências municipais continuam atendendo os usuários.

“No serviço ainda estão incluídas a testagem para detecção da covid-19, dispensação de medicamentos e leitos de observação. Os pacientes que apresentarem quadro mais grave serão transferidos de forma prioritária para uma das unidades de urgência da rede municipal de saúde”, explicou a a secretária.

UBSs com testes
Desde essa quinta-feira (27), a Secretaria Municipal da Saúde ampliou para 30 o quantitativo de Unidades Básicas de Saúde que realizam testagem para detecção de covid-19 em pessoas com sintomas.

Além dessas unidades, os dois hospitais municipais, Fernando Franco e Nestor Piva, também testam pessoas com sintomas. Para pessoas assintomáticas, a SMS disponibiliza o exame nas ações itinerantes do TestAju.

Confira as Unidades Básicas de Saúde que realizam teste:
Das 8h30 às 15h
José Quintiliano (Cidade Nova); Adel Nunes (América); Osvaldo Leite (Sta Maria); João Cardoso (José Conrado de Araújo); João Oliveira Sobral (Santos Dumont); José Augusto Barreto (Japãozinho); Augusto César Leite (Aeroporto); Eunice Barbosa (Coqueiral); Anália Pina de Assis (Almirante Tamandaré); Celso Daniel (Santa Maria); Roberto Paixão (Dezessete de Março); Lauro Dantas (Bugio); Renato Mazze Lucas (Santos Dumont); Walter Cardoso (Veneza) e Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas).

Das 8h30 às 18h
Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Francisco Fonseca (Dezoito do Forte); Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Industrial); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Augusto Franco; Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); Cândida Alves (Industrial); José Machado de Souza (Santos Dumont) e Santa Terezinha (Robalo); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Dona Sinhazinha (Grageru) e Marx de Carvalho (Ponto Novo).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso