Saúde


Condutores do Samu vão solicitar audiência com o Secretário de Saúde sobre EPIs


Publicado 30 de março de 2020 às 17:47     Por Habacuque Villacorte     Foto Arquivo SES

O presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância de Sergipe (Sindconam), Robério Batista, foi procurado pela reportagem do portal Aju News, e não confirmou qualquer paralisação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em meio à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Ele informou, com exclusividade, que ainda nessa segunda-feira (30) vai protocolar um ofício requerendo uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Valberto Oliveira, para possivelmente na próxima quarta-feira (1º), quando vão tratar dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os condutores.

Robério explicou que, pelo menos entre os condutores, não tem qualquer informação a respeito de uma possível paralisação do serviço. “Acho que não é o momento de falarmos nisso (paralisação). Acho que é um dever nosso lutar por melhores condições de trabalho, mas eu não aconselho a nenhum condutor parar sua atividade agora, em meio a esta pandemia do coronavírus”.

Robério confirmou para a reportagem que obteve informações de casos pontuais de falta do EPI, mas que não pode confirmar se essa demanda se estende a toda rede. Ele pontuou que a responsabilidade pelo equipamento é do governo do Estado e que ele, como representante de classe, vai solicitar uma audiência para tratar do assunto. “Ainda vou ao Samu verificar o que está ocorrendo e, em seguida, vou protocolar um ofício solicitando uma audiência com o secretário”.

Questionado sobre os casos pontuais que ele tomou conhecimento sobre a falta de equipamentos em algumas ambulâncias, Robério foi taxativo: “Não é o momento para a gente falar em greve, agora a orientação do nosso sindicato para os condutores das ambulâncias é que, se não tiver o EPI, que o servidor não vá atender a ocorrência”, disse, explicando que são necessários o gorro, os óculos de proteção, a máscara N95 (bico de pato), luvas e a toca para as botas.

“O que tomei conhecimento é que falta material de reposição, ou seja, após o kit ser descartado, não tem como repor. Não tenho informações de muitos casos, mas também não estou dizendo que é para ir trabalhar sem o kit! Possivelmente na quarta-feira vamos tratar disso com o secretário e vamos colocar para ele que os condutores vão seguir o que preconizam o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Também não podemos ser infectados. Temos família e após o plantão vamos retornar para as nossas casas”, completou Robério.

Sem desperdício

A reportagem do portal Aju News também procurou ouvir a Secretaria de Estado da Saúde sobre os EPIs. A Pasta nega que haja falta de equipamentos para os profissionais da rede hospitalar. “Todas as unidades, inclusive o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram abastecidas na última sexta-feira (27), com todos os itens necessários para as equipes trabalharem”.

Porém, a Secretaria faz um alerta para os profissionais que utilizam esses equipamentos. “É preciso fazer o uso racional. Nós buscamos atender a todos, mas o consumo tem sido fora do padronizado. Então, é necessário racionalizar o insumo para não faltar no futuro”, disse a coordenadora do Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos (Cadim), Amanda Prata.

De acordo com ela, está havendo uma dificuldade enorme para adquirir esses insumos em todo o país, devido ao crescimento exponencial da demanda. “A Secretaria continua atendendo as solicitações da rede hospitalar, mas será preciso a conscientização dos profissionais evitando o desperdício e o uso incorreto dos EPIs”, alertou.

Por fim, ainda segundo a SES, na última quinta-feira (26), somente o Samu recebeu 2 mil máscaras cirúrgicas descartáveis; 60 máscaras N95; 250 toucas descartáveis; luvas de vários tamanhos; além de álcool etílico e álcool gel 70%. “Entre os dias 23 e 27, a Secretaria atendeu nova solicitação do Samu e entregou 310 aventais; 100 máscaras N95; luvas; álcool etílico; álcool gel 70%; 10 óculos de ampla visão; e 83 protetores faciais”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso