Saúde


Conselho de Medicina deve conversar com Teich sobre contratação de médicos formados no exterior


Publicado 27 de abril de 2020 às 10:35     Por Redação BNews     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Ribeiro, deve conversar com o ministro da Saúde, Nelson Teich, sobre a solicitação dos governadores do Nordeste de contratar 15 mil médicos formados no exterior para auxiliarem no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Ao jornal Estadão, nesta segunda-feira (27), Ribeiro criticou o pedido dos governadores e argumentou que não faltam médicos para atender a população. “Vejo isso como traição dos governadores em relação à classe médica, colocando em risco o atendimento à população. Médicos formados no exterior são bem-vindos, contanto que mostrem conhecimento mínimo no Revalida”, disse.

Os governadores encaminharam um documento a Teich no dia 17 de abril, dia seguinte à sua nomeação na pasta, pedindo autorização para contratarem cerca de 15 mil médicos formados no exterior que não possuem autorização para atuarem no Brasil. Os governadores do Consórcio Nordeste foram os primeiros a apresentarem demandas ao novo ministro. No último dia 21, a CNN Brasil noticiou que, com o respaldo do Palácio do Planalto, o ministro da Saúde deve rejeitar o apelo.

O governo de Sergipe confirmou que 175 pessoas estão com a doença no estado. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde, a capital Aracaju é o município com maior número de casos com 115. Ainda segundo a pasta, foram realizados 1727 exames, sendo 1552 negativados. Estão internados 17 pacientes, sendo nove em leitos de UTI (seis na rede privada e três na rede pública) e oito em leitos de enfermaria (quatro na rede privada e quatro na rede pública). O número de pessoas curadas subiu pra 43. O número de óbitos pela doença é nove.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso