Saúde
Conselho de Medicina interdita parcialmente Hospital Regional de Lagarto
O Conselho Regional de Medicina do Sergipe (CREMESE) realizou nesta quinta-feira (15) a interdição ética profissional de algumas áreas de atendimento do Hospital Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, Sul do estado. A decisão, confirmada em assembleia nesta quarta-feira (14), se baseia na última vistoria realizada na unidade, no dia 08 de setembro.
Ainda no mês de julho o conselho instaurou um procedimento de indicação de Interdição Ética para que os gestores da unidade corrigissem as falhas nas escalas médicas das especialidades de clínica médica, anestesiologia e pediatria fossem sanados, mas não houve êxito. O que foi resolvido parcialmente, segundo o Cremese, se refere aos desfalques relacionados à escala dos anestesistas.
Os problemas gerados pela falta de médicos também foram levados à justiça. No mês de fevereiro, o Conselho ajuizou ação a fim de resolver de forma definitiva os desfalques nas escalas médicas das especialidades citadas.
Tais problemas têm inviabilizado o exercício da Medicina no Regional, colocando sob risco ético os médicos e demais profissionais de saúde que lá trabalham, além de expor os pacientes a riscos pelas limitações que envolvem a assistência.
Com a interdição ética dos serviços objeto do indicativo fica proibida a prática médica dessas especialidades. A notificação foi enviada ao Diretor Técnico da unidade de saúde, ao Ministério Público Federal (MPF), ao Ministério Público Estadual (MPE), à Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ao juiz federal da Vara em que tramita a ação.
Leia mais
Maioria do STF mantém suspensão de piso da enfermagem
Leia os termos de uso