Saúde


Coronavírus: Prefeitura de Aracaju amplia atendimento por telefone para casos suspeitos


Publicado 16 de março de 2020 às 12:26     Por Peu Moraes     Foto Peu Moraes / AjuNews

O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (sem partido) decidiu, nesta segunda-feira (16), disponibilizar por meio do número 156 uma equipe para fazer uma triagem de pacientes com sintomas do novo coronavírus (covid-19). A informação foi divulgada durante reunião com o governador Belivaldo Chagas (PSD), no Palácio do Despacho, e representantes de vários secretários dos dois poderes públicos.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, não há motivo para pânico porque o caso confirmado no sábado (14) foi importado da Espanha, uma mulher que veio do país europeu e apresentou sintomas da covid-19, mas sem febre.

“Vamos diminuir o fluxo de pessoas dentro das unidades de saúde porque os pacientes com sintomas vão poder ligar para o número 156 e o atendente vai orientar. E, caso necessário, vai enviar uma equipe para coletar o material para realização dos exames”, explicou.

Segundo Edvaldo, a medida de estender os atendimentos por telefone é para evitar aglomerações nos hospitais e postos de saúde do município. A equipe de atendimento será formada por médicos e enfermeiros que irão avaliar cada caso e após o relato do paciente vai orientá-lo sobre qual procedimento adotar.

“Não vamos entrar em pânico, pois essas medidas estavam previstas no plano de contingência apresentado há duas semanas. A prefeitura de Aracaju tem adotado todos os protocolos do Ministério da Saúde para amenizar os impactos do coronavírus na capital sergipana”, disse Nogueira.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso