Saúde


Coronavírus: Secretaria Estadual de Saúde descarta caso em Sergipe


Publicado 27 de fevereiro de 2020 às 14:45     Por Peu Moraes     Foto Peu Moraes / AjuNews

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Sergipe descartou durante coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (27), em Aracaju, algum caso suspeito pelo novo Coronavírus (Covid-19) em Sergipe. A informação foi passada pela diretora de vigilância em Saúde Mércia Feitosa.

“Até o momento Sergipe não apresentou nenhum caso suspeito pelo Covid-19, apenas 8 pessoas que estiveram em locais de casos confirmados estão sendo monitoradas pela prefeitura de Aracaju, mas como essas pessoas têm mais de 20 dias na cidade, conforme o protocolo esses casos serão descartados porque o período para manifestação da doença são 14 dias”, ressaltou.

Mércia revelou que o estado possui um plano de contingência com hospitais e equipes preparadas para receber os pacientes que apresentem sintomas do Covid-19 como febre, coriza, dores no corpo e tosse. As unidades de saúde são o hospital Universitário de Lagarto, Centro Sul Sergipano, e o Hospital de Emergências de Sergipe (Huse), em Aracaju.

A secretaria também informou que nenhum passageiro que esteve no voo do brasileiro com quadro confirmado de coronavírus veio para Sergipe. Toda pessoa com suspeita será submetida a um exame de coleta de saliva e ficará isolada seja socialmente ou domiciliar até o resultado.

Feitosa concluiu a coletiva afirmando que não é preciso pânico, pois o índice de mortalidade do Covid-19 é menor quando comparado com a influenza H1N1. “Apesar de não existir um tratamento específico para o coronavírus, o número de morte é menor que outras doenças. Tratamos apenas os sintomas como febre e coriza”, finalizou.

A pasta vai disponibilizar até o final desta quinta-feira (27), um número de WhatsApp para população tirar dúvidas sobre o novo coronavírus, Todas as questões relacionadas ao assunto serão respondidas pelo médico infectologista do Huse Marcos Aurélio.

No Brasil até o momento 59 casos suspeitos estão sendo investigados e apenas um confirmado em São Paulo.

Leia mais:
Brasil tem registro de 20 casos suspeitos de coronavírus
Coronavírus: Oito pessoas são monitoradas em Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso