Saúde
Coronavírus: Sobe para cinco número de casos confirmados em Aracaju
Mais quatro casos do novo coronavírus (covid-19) foram confirmados em Aracaju, nesta segunda-feira (16). A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Agora, o número de casos sobe para cinco. Todos na capital sergipana.
São três homens e uma mulher. Com estes novos casos, passam para cinco o número de casos confirmados no Estado. A pasta informou que todos estão clinicamente bem e em isolamento domiciliar. Os pacientes são uma mulher de 31 anos, que chegou dos Estados Unidos e teve contato com caso confirmado; um homem 34 anos, que teve contato com paciente de São Paulo; um homem de 41 anos, que retornou da Espanha; e um homem de 60 anos com histórico de viagem para Brasília.
Decreto – Diante dos novos casos, o governador Belivaldo Chagas (PSD) assinou decreto com as principais medidas para contenção do novo coronavírus no estado, entre elas, a suspensão de todos os eventos públicos de quaisquer natureza que participem mais de 50 pessoas em ambientes fechados, ou 100 em ambientes aberto.
Ficam suspensas, também, atividades coletivas de cinema, teatro e afins; visitação a presídios e a centros de detenção para menores, pelos próximos 15 dias; atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, pelos próximos 15 dias. O secretário de Estado da Saúde regulamentará a visitação a pacientes internados com diagnósticos de coronavírus.
As medidas estarão em decreto que será publicado no Diário Oficial, na terça-feira (17). O documento regulamenta as medidas para enfrentamento da crise de saúde pública de importância internacional, nos termos da Lei Federal 13.979, de 06 de fevereiro de 2020.
O governo recomenda também que a iniciativa privada e as entidades religiosas adotem o mesmo mecanismo de restrição previstos no decreto. O Ipesprevidência fica autorizado a suspender a Prova de Vida. Os bares e restaurantes poderão funcionar normalmente, desde que forneçam meios de higienização aos clientes e mantenha a distância de mínima de 2 metros entre as mesas.
O servidor público estadual com mais de 60 anos poderá exercer suas funções laborais preferencialmente em trabalho remoto, desde que observada a natureza da sua atividade. Ficam suspensas viagens de servidores estaduais a serviço do governo do estado pelo período de 60 dias, ressalvadas situações de urgência.
Todo servidor público do Estado de Sergipe que regressar do exterior ou de estados considerados áreas de risco, deverão efetuar comunicação imediata e permanecer em isolamento domiciliar pelo prazo de 7 dias. Outros assuntos pertinentes a esse tema estarão contidos no decreto que será publicado no Diário Oficial do dia 17 de março de 2020.
A informação do novo caso também foi confirmada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido). No Instagram, o gestor municipal reforçou que por conta da situação, foi editado um novo decreto com novas regras. Entre as medidas estão:
1 – Suspensão das aulas por 15 dias nas escolas, faculdades e universidades públicas e privadas;
2 – Suspensão de eventos públicos com 50 pessoas em ambientes fechados e 100 pessoas em ambientes abertos;
3 – Fechamento de cinemas, teatros e afins;
4 – Recomendamos que bares e restaurantes respeitem a distância de 2 metros entre as mesas;
5 – Recomendamos que a iniciativa privada e as instituições religiosas também tomem medidas semelhantes de restrição de aglomeração.
Leia mais:
Coronavírus: Prefeitura de Aracaju assina decreto suspendendo eventos e viagens
Coronavírus: Prefeitura de Aracaju amplia atendimento por telefone para casos suspeitos
Leia os termos de uso