Saúde


Covid-19: Governo proíbe entrada via aérea de estrangeiros de 12 blocos, mas deixa de fora Estados Unidos


Publicado 20 de março de 2020 às 12:20     Por Redação AjuNews     Foto Tomaz Silva / Agência Brasil

Com o crescente aumento nos casos de coronavírus (covid-19) importados, o governo federal editou uma portaria, nesta quinta-feira (19), proibindo a entrada no país por via aérea de estrangeiros vindos de 12 blocos e países, incluindo toda a União Europeia, a China e o Japão, mas deixou de fora os Estados Unidos, que atualmente tem o sexto maior número de casos da covid-19, segundo o site Uol.

A portaria, publicada em Edição Extra do Diário Oficial, restringe por 30 dias a entrada de estrangeiros vindos da China, de todos os países que compõe a União Européia, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul. Foi nos Estados Unidos que boa parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro ( sem partido) foi infectada pelo coronavírus, depois da viagem presidencial a Miami, há 10 dias.

Nesta sexta-feira (20), 22 membros da comitiva já registraram a infecção, entre eles o ministro de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten- primeiro a mostrar sintomas e ter o vírus detectado. A portaria não restringe a entrada de brasileiros que estejam nesses países, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil. Também será autorizada a entrada de pessoas em missão de organismos internacionais e diplomatas acreditados no Brasil, estrangeiro que esteja vindo ao país para se reunir com sua família e pessoas cuja entrada seja do interesse do governo brasileiro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso