Saúde
Covid-19: Hospital Filantópico Amparo de Maria recebe 21 leitos de UTI e 10 respiradores
O Hospital Filantrópico Amparo de Maria (Hram), em Estância, no Sul sergipano, recebeu 21 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 respiradores exclusivos para pacientes com covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os leitos entraram em funcionamento neste sábado (20).
Além desses, foram abertos seis novos leitos de UTI adulto no Hospital São José, no bairro Santo Antônio, Zona Norte de Aracaju, nesta sexta-feira (19), e outros 10 no Hospital de Campanha da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Lagarto, Centro Sul de Sergipe, na última segunda-feira (15). Com isso, o estado passa a contar com 166 novos leitos de UTI na rede estadual de saúde.
Além dos leitos, o Hospital Amparo de Maria recebeu do governo do estado monitores, medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares, mediante contrato de cessão de uso, uma vez que SES utiliza os serviços da unidade por meio de contrato.
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), relembrou que no ínicio da pandemia a rede estadual de saúde possuía apenas 27 leitos de UTI destinada à covid-19. “Não é fácil montar leitos de UTI. Nós repassamos os respiradores e o Hram fez, assim como nós, um enorme esforço para instalar e entregar esses 21 novos leitos”.
Até o último boletim da SES, nesta sexta, a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública era de 67,6%. O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no bairro Capucho, Zona Oeste da capital, apresenta todos os 28 leitos exclusivos para covid-19 ocupados.
Leia mais
Coronavírus: Sergipe ultrapassa 17 mil casos confirmados e soma 426 mortes
Aracaju registra 10.699 casos de covid-19 e soma 181 mortes
Leia os termos de uso