Saúde
Cresce número de casos e mortes por tuberculose no mundo; 1,6 milhão de pessoas morreu em 2021
O número de casos e mortes por tuberculose aumentou em todo o mundo, de acordo com dados do Relatório Global Tuberculose 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados nesta quinta-feira (27).
Segundo o levantamento, cerca de 10,6 milhões de pessoas contraíram a doença, um aumento de 4,5% em relação a 2020 e 1,6 milhão de pessoas morreram em virtude da tuberculose.
O documento indica que a carga de tuberculose resistente a medicamentos também aumentou 3% entre 2020 e 2021, com 450 mil novos casos da doença resistente ao medicamento rifampicina em 2021.
A OMS descataca que os serviços relacionados à tuberculose estão entre diversos que foram interrompidos pela pandemia de covid-19 em 2021, mas seu impacto na resposta à doença foi “particularmente grave”. Além disso, conflitos em curso na Europa Oriental, na África e no Oriente Médio agravaram a situação das populações vulneráveis.
A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível e uma das principais causas de morte em todo o mundo. A transmissão da doença acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.
Segundo a OMS, a tuberculose é evitável e curável. Cerca de 85% das pessoas que desenvolvem tuberculose podem ser tratadas com sucesso com um regime medicamentoso de 4 a 6 meses. O tratamento tem o benefício adicional de reduzir a transmissão da infecção.
*Com informações da Agência Brasil
Leia os termos de uso