Saúde


Dia Mundial do Rim: Saúde realiza ação de prevenção contra doença no órgão nesta quinta (14)


Publicado 12 de março de 2024 às 06:33     Por Redação AjuNews     Foto Flavia Pacheco / Governo de Sergipe

A secretaria estadual de Saúde (SES), em parceria com a Universidade Tiradentes e o Banco do Estado de Sergipe (Banese), realizará uma ação na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, das 8h às 12h, nesta quinta-feira (14), para a avaliação de pessoas com a probabilidade de doença renal, a fim de chamar atenção para o cuidado com a saúde dos rins.

A temática mundial ‘Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento’, a ação irá fornecer o exame de creatinina para pacientes com risco renal, que marca o funcionamento do rim. A campanha tem o intuito de avaliar os fatores de risco como a aferição de pressão arterial e glicemia, cujo benefício se estenderá além de apenas suscitar o diagnóstico.

A Diretoria de Atenção Especializada em Saúde (Daes) da SES também reforça a conscientização da população para a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce para as doenças renais. Dados da Sociedade Brasileira em Nefrologia apontam que uma em cada dez pessoas em todo mundo possuem alguma doença renal. No censo realizado entre 2005 e 2022, o número de pacientes renais dobrou, passando de 65 mil para 144 mil, decorrente de várias causas, a grande maioria diabéticos e hipertensos, principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal.

Em Sergipe, existem cinco clínicas com o serviço de hemodiálise, sendo quatro clínicas de gestão municipal (duas clínicas em Aracaju, uma clínica em Itabaiana e uma clínica em Estância); e uma clínica de gestão estadual no município de Lagarto.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso