Saúde


Entidades médicas de Sergipe pedem que governo adote medidas restritivas mais eficientes


Publicado 15 de março de 2021 às 08:22     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Entidades Médicas de Sergipe, o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Academia Sergipana de Medicina (ASM), Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), solicitaram que os governantes adotem medidas restritivas mais efetivas para diminuir a disseminação do novo coronavírus.

Em nota, as entidades afirmaram que nas últimas semanas houve um crescimento exponencial na procura dos serviços para atendimento de urgência e emergência e que, o sentimento dos profissionais de saúde é de angústia, impotência e de esgotamento físico.

“Após um ano de pandemia, estamos à beira de um “colapso”, se é que já não o atingimos, em nosso sistema de saúde. Hoje, 14 de março de 2021, pacientes em UPA (unidades de pronto atendimento) aguardam transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pacientes em estabilizações em Hospitais Regionais aguardam leitos de UTI, pacientes em enfermarias privadas aguardam leitos de UTI; ontem (13), 12 pacientes com covid estavam aguardando transferência pelo Samu. De acordo com os últimos dados divulgados, a ocupação de leitos adultos de UTI na rede privada está em torno de 110% e na rede pública em torno de 86%”, diz um trecho da nota.

Segundo o comunicado, é preciso reforçar a importância das campanhas educativas de conscientização, reforçando as medidas sanitárias e cuidados na prevenção da covid-19.

“Ratificamos a importância da aceleração na vacinação e da necessidade de um esforço coletivo de todas as autoridades do estado na luta para a aquisição de mais vacinais. Além disso, é necessária maior rigidez na fiscalização para o cumprimento das medidas restritivas de distanciamento social, a exemplo de lojas, restaurantes, bares, terminais rodoviários, transporte público, estes que continuam com a circulação de milhares de pessoas, (dentre elas, pessoas que se deslocam para o comércio, shoppings, escolas, domicílios, hospitais), em ônibus com
lotação quase máxima”, destacou.

Atualmente, Sergipe possui 158.800 casos acumulados da doença e 3.123 mortes. Ao todo, 3.188 pessoas aguardam os resultados dos exames coletados.

Leia mais:
Hospital e Maternidade Santa Isabel suspende cirurgias eletivas para conter aumento da covid-19
Avanço da covid-19 em Sergipe faz Belivaldo convocar reunião de urgência do comitê científico
Aracaju registra 258 novos casos de coronavírus e 10 mortes em 24 horas
Sergipe acumula 158.800 casos confirmados do coronavírus e 3.123 mortes



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso