Saúde


Governo Federal deixa contrato vencer e suspende exames de HIV, aids e hepatites virais no SUS


Publicado 07 de dezembro de 2020 às 19:29     Por Roberta Cesar     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Após deixar vencer um contrato, o Ministério da Saúde suspendeu os exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana (HIV), Aids e hepatites virais. O teste é fundamental para definir qual será o tratamento mais adequado para os pacientes que desenvolvem resistência a algum remédio. As informações foram publicadas pelo Estadão, nesta segunda-feira (7).

Segundo a reportagem, o contrato venceu em novembro, no entanto, em outubro a pasta realizou um pregão para buscar uma empresa para prestação do serviço. Mas, o processo fracassou após a companhia vencedora não anexar todos os documentos exigidos pelo edital. A previsão do Ministério é realizar um novo pregão nesta terça-feira (8). Caso haja uma empresa vencedora no certame, a estimativa é retomar o serviço somente em janeiro.

Em nota, a pasta informou que fará o exame apenas em crianças menores de 12 anos e gestantes que têm HIV e aids. Já os pacientes com hepatite C, deverão receber os remédios velpatasvir e sofosbuvir, pois são mais eficazes e dispensam os exames de genotipagem.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso