Saúde
Hospital de Cirurgia realiza procedimento para retirada de tumor cerebral com paciente acordado
O Hospital de Cirurgia, em Aracaju, realizou uma neurocirurgia para retirada de um tumor cerebral com paciente acordado com a participação inédita em Sergipe de equipe multidisciplinar, formada por profissionais da Fonoaudiologia e Psicologia, dentro do centro-cirúrgico. De acordo com o Hospital, o procedimento, ocorreu com sucesso e o paciente já teve alta hospitalar, com sinais satisfatórios de melhoria nas funções de memória e linguagem.
Devido à multidisciplinaridade e complexidade de uma operação cerebral, a técnica é utilizada em poucos centros de saúde no Brasil que atendem pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O método inovador, que reduz as sequelas e possibilita ao paciente uma melhor qualidade de vida, foi colocado em prática no dia 27 de dezembro de 2022, sob o comando do neurocirurgião Dr. Augusto Esmeraldo, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do hospital.
“Enquanto fico operando e estimulando o cérebro, elas (fonoaudióloga e psicóloga) fazem testes específicos para cada região com o paciente acordado. A interação entre nós faz com que a remoção do tumor possa ser mais eficiente e com riscos mínimos de sequelas”, explicou o coordenador.
Pioneirismo em 2019
No âmbito do SUS, em 2019, Cirurgia também foi o primeiro hospital de Sergipe a oferecer neurocirurgia com paciente acordado. De lá para cá, já foram feitas vários procedimentos do tipo. “A técnica trata certos tumores cerebrais, epilepsia, doença de Parkinson, dentre outras. A partir do mapeamento intra-operatório (durante a cirurgia), é possível localizar as áreas responsáveis pelo movimento, linguagem, visão, senso espacial, emoções e comportamento”, informou o Dr. Augusto Esmeraldo.
Leia os termos de uso