Saúde
Hospital Renascença está há mais de 60 dias sem lesões por pressão
O Hospital Renascença, localizado em Aracaju, está há mais de 60 dias sem registrar Lesão por pressão (LPP). Durante os meses de agosto e setembro de 2021, o Hospital reduziu a incidência de Lesão por pressão (LPP) para 0% na unidade de internamento clínico com perfil de pacientes de alta dependência, aqueles com risco alto para o desenvolvimento de LPP.
De acordo com o hospital, a lesão por pressão (LPP) é uma das principais adversidades na assistência à saúde e impacta negativamente na segurança do paciente. No contexto atual, da pandemia da covid-19, novos desafios surgiram e diversas estratégias assistenciais foram implementadas pelos profissionais de enfermagem.
A enfermeira estomaterapeuta e coordenadora da comissão de pele, Daniele Amorim, juntamente com a coordenadora de internamento, Flávia Moura, têm presenciado diariamente o cuidado a esses pacientes e explica sobre os desafios enfrentados. De acordo com a profissional “é necessário reforçar a importância de treinamentos da equipe de enfermagem sobre medidas de prevenção e tratamento de LPP, assim como atualização científica de protocolos e boas práticas clínicas”, explica Danielle.
A equipe assistencial de enfermagem do Renascença, diariamente, monitora essas ações na busca de um cuidado seguro e livre de danos para os clientes. Algumas estratégias foram reforçadas como: mudança de cultura organizacional engajando equipe utilizando da ferramenta da comunicação efetiva; Treinamento das Lideranças; Treinamento sobre medidas de prevenção e tratamento de lesão por pressão utilizando metodologias ativas; Planejamento da assistência de enfermagem a pacientes com risco de desenvolvimento de lesões; Além de atualização de protocolos com inserção de coberturas tecnológicas e da criação de checklists de monitoramento da aplicabilidade dos protocolos.
O que é lesão por pressão
A lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente, sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato, provocadas pela interrupção do fornecimento de sangue para a área. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa.
Atualmente o termo lesão por pressão pode ser aplicado a qualquer lesão cutânea provocada pela exposição da pele a uma combinação de fatores físicos incluindo pressão, fricção, cisalhamento e umidade.
Com informações da assessoria
Leia os termos de uso