Saúde


Hospital Universitário de Sergipe realiza cirurgias para recuperar olfato de pacientes com covid-19


Publicado 02 de abril de 2021 às 16:20     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / UFS

O professor do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), Ronaldo Carvalho Jr, lidera uma equipe que busca tratar com cirurgia a perda de olfato presente em pacientes acometidos com o novo coronavírus (covid-19). Em entrevista ao jornal O Globo, nesta quinta-feira (1), o médico afirmou que a fase experimental do tratamento será realizada em cinco voluntários.

De acordo com Ronaldo, os procedimentos terão início este mês e que a cirurgia será feita com base em outros procedimentos que demonstraram altas taxas de sucesso em pacientes com o sintoma causada por fatores diferentes da covid-19.

Os voluntários incluem pessoas que já passaram por tratamentos e treinamentos com odores e medicamentos por, pelo menos, seis meses e que não apresentaram melhora. Há preocupação de pesquisadores de que o olfato desses pacientes não seja mais recuperável, devido ao tempo do começo dos sintomas.

“Depois de dois anos, por exemplo, a gente não vai poder oferecer nada ao paciente, porque o nervo já vai ter sofrido atrofia, e o epitélio já vai ter degenerado de uma forma irreversível. O objetivo dessa técnica é a gente não perder também o ‘timing’ de atuar e dar chance de o paciente se recuperar”, justifica o médico.

A ideia principal por trás do procedimento é substituir os nervos “mortos” da mucosa do nariz dos pacientes por outros nervos funcionais, para restituir a capacidade olfativa.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso