Saúde
HU-UFS/Ebserh vai realizar o primeiro transplante de rim em um hospital público em Sergipe
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fará o primeiro transplante renal num hospital público e o primeiro em Sergipe após dez anos, nesta quinta-feira (6).
Atualmente, há cerca de 1.300 pessoas realizando diálise no estado, de acordo com dados de fevereiro de 2022, da Secretaria da Saúde estadual.
De acordo com o chefe da Unidade do Sistema Urinário, Ricardo Bragança, para que o hospital pudesse realizar os transplantes, foi necessário que todos os membros da equipe participassem de uma tutoria de capacitação com o Hospital israelita Albert Einstein, resultado de um convênio com o Ministério da Saúde.
“Assistimos a uma nova etapa. Depois da interrupção, em 2012, da realização de transplantes renais que fazíamos em hospital privado, o nosso hospital-escola retoma essa realidade em Sergipe. É bom para a população, que terá essa opção sem precisar sair do estado”, ressalta Ricardo Bragança.
O gestor lembra, ainda, que os transplantes renais no HU-UFS/Ebserh serão realizados, inicialmente, na entre pessoas vivas.
Leia os termos de uso