Saúde
Laboratório descarta coronavírus em mulher que viajou para Itália e desembarcou em Aracaju
Após análises, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) apontou resultado negativo para suspeito de coronavirus na mulher que viajou para Itália e desembarcou em Aracaju na semana passada. As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta segunda-feira (2).
O superintende do Lacen, Cliomar Alves dos Santos, explicou que após as análises o resultado é liberado online no Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) onde o hospital o qual encaminhou a amostra e as Vigilâncias Epidemiológicas Municipal e Estadual tem acesso às informações.
“As análises da paciente sob investigação do coronavírus apresentou resultado não detectável para os vírus pesquisados no Lacen. O passo seguinte, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, onde a amostra é encaminhada investigação do coronavírus na Fundação Oswald Cruz – Fiocruz, no Rio de Janeiro”, disse o superintende do Lacen, Cliomar Alves dos Santos.
De acordo com a secretaria, no serviço de Biologia Molecular da unidade foram realizados testes para os vírus Influenza A e B, Metapneumovírus, Adenovírus, Parainfluenza, tipos 1, 2, 3 e 4 e Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A investigação dos vírus mencionados utiliza amostras de secreções de naso e oroofaringe. No Lacen a rotina é automatizada e compreende duas etapas, a extração de material genético, que é isolado, e, na segunda, as amostras vão para outro equipamento, o termociclador, que realiza a técnica rt-PCR – Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real, que detecta a presença ou ausência dos vírus e faz sua identificação.
Os diagnósticos realizados no Laboratório Central tem como finalidade agilizar o tratamento do paciente portador de algum vírus respiratório, além de auxiliar as Vigilâncias Epidemiológicas no trabalho voltado à incidência dos casos e ao Ministério da Saúde para identificação de novas mutações genéticas dos vírus e, dessa forma contribuir para preparação de medicamentos e novas vacinas.
Leia os termos de uso