Saúde


Leitos públicos de UTI serão desmontados para equipar hospitais para população em Sergipe


Publicado 28 de agosto de 2020 às 18:39     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública de Saúde para pacientes diagnosticados com covid-19 serão desmontados para equipar os hospitais públicos de Sergipe.

De acordo com o governador Belivaldo Chagas (PSD), os equipamentos serão desmontados por conta da diminuição na ocupação dos leitos de UTI no estado. O processo de reorganização será gradual, conforme forem desocupados, para atender pacientes que submeterem a cirurgias eletivas, de urgência e emergência.

“Vamos devolver leitos que não são nossos, aos poucos e conforme não existir mais necessidade. Os leitos próprios vão sendo transformados em leitos comuns para urgência. Um legado de pelo menos metade dos leitos”, disse.

Segundo o gestor, Sergipe vai ficar com um saldo de 131 leitos estruturados na rede pública que dará suporte nas cirurgias eletivas e atendimentos de urgência e emergência, com previsão de início no mês de setembro.

O governador explicou que dos 209 leitos de UTI criados e instalados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 78 foram contratados em unidades hospitalares filantrópicas, instituição de ensino federal e privadas.

De acordo com a secretária de estado da Saúde, Mércia Feitosa, a elaboração do plano de reorganização da rede de saúde do Estado está relacionada ao plano de retomada das cirurgias. “Estamos planejando a retomada das cirurgias eletivas, porque durante a pandemia ficamos fazendo apenas as cirurgias eletivas oncológicas e cardíacas, além das cirurgias de urgência e emergência. Portanto a manutenção de alguns leitos de UTI em algumas unidades contratados, dependerá do volume que cada uma terá como meta para execução das cirurgias eletivas”, explicou.

Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos da rede pública está em 44,5%, e possuem 93 pacientes internados.

Leia mais:
Covid-19: Taxa de ocupação dos leitos públicos e privados segue abaixo de 50% em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso