Saúde
Mais de mil sergipanos foram atendidos pelo Programa Sorrir Sergipe que rastreia câncer de boca
A detecção precoce do câncer na cavidade oral – ou câncer de boca – vem sendo o foco do Governo do Estado dentro do programa Sorrir Sergipe. A iniciativa, que é conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já atendeu a mais de 1,3 mil sergipanos em todo o território estadual. A execução do programa conta com a estrutura do projeto itinerante ‘Sergipe é aqui’, por meio do qual o Sorrir Sergipe já alcançou mais de 15 municípios.
O programa foi criado em junho de 2023 e leva informações sobre tratamento e prevenção ao câncer de boca. O Sorrir Sergipe também oferece educação e avaliação em saúde bucal para pessoas acima dos 12 anos de idade, além de ofertar kits de higienização contendo escova, fio dental e creme dental. Para atender à demanda, uma equipe contendo cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista fica à disposição para receber o público, que se apresenta de forma espontânea. Dentistas clínicos gerais, auxiliar em saúde bucal e técnico em enfermagem também integram o grupo de trabalho.
Desde julho de 2023, o Sorrir Sergipe está presente em todas as edições do ‘Sergipe é aqui’. Somente no ano passado, foram 1.266 avaliações realizadas, e 55 encaminhamentos com lesões suspeitas. Esse trabalho vem transformando a vida de milhares de sergipanos, como destaca a coordenadora do programa, Fernanda Cosenza.
“Aproveitamos a estrutura do ‘Sergipe é aqui’ justamente para chegar à população nos municípios, que, muitas vezes, têm um acesso menor do que a de Aracaju. A gente percebeu uma maior quantidade de pessoas acessando o serviço, fruto da disseminação de informações que se estabeleceu com o programa, tanto nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) quanto na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Os números estão aumentando porque estamos diagnosticando melhor”, resume.
Leia os termos de uso