Saúde
Medicamentos para pacientes com problemas renais estão em falta no Case
Três medicamentos que são utilizados no tratamento de pacientes renais crônicos estão em falta no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), em Aracaju. A reclamação é de usuários do serviço que necessitam dos medicamentos Alfaepoetina, Sacarato de Hidróxido Férrico e Sevelamer.
Na manhã desta terça-feira (3), em entrevista à Rádio Jornal, a mulher de um paciente que tem problema renal crônico e anemia profunda relatou que não consegue obter os remédios. “Não estou conseguindo receber todas as medicações do Case que meu esposo tem direito. Estou vivendo dependendo de doações e pedindo emprestado a outros pacientes. Não consigo receber essas medicações desde agosto. Não tenho conhecimento se antes disso já vinha faltando, pois meu esposo é novo no tratamento renal. Ele deu entrada [no Case] no dia 3 de julho e deram um prazo de até o dia 15 de julho receber os medicamentos, mas só chegaram no dia 25 de agosto. Depois dessa data não recebemos mais e isso vem prejudicando o tratamento do meu esposo”, disse a denunciante.
Procurada pelo AjuNews, a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os medicamentos Alfaepoetina e Sevelamer são de responsabilidade do Ministério da Saúde, não do Estado. Já em relação ao Sacarato de Hidróxido Férrico disse que “nós já emitimos a nota de empenho, agora aguardamos o envio da medicação. Sobre a previsão de chegada, a empresa afirmou que entregará dia 05/11″.
Atualizada às 09h20 (04/11)
Leia mais:
Case divulga calendário de outubro para as entregas domiciliares de medicamentos em Aracaju
Leia os termos de uso