Saúde


MP-SE: SES e rede privada de saúde apresentam plano contingenciamento para Covid-19


Publicado 28 de fevereiro de 2020 às 13:29     Por Peu Moraes     Foto Peu Moraes / AjuNews

A Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe (SES) juntamente com representantes da rede privada de hospitais apresentaram, nesta sexta-feira (28), ao Ministério Público de Sergipe (MP-SE) ações adotadas para informar à população sobre sintomas e tratamentos disponíveis para o Coronavírus (Covid-19). De acordo a diretora de vigilância em Saúde Mércia Feitosa,  nenhum caso do novo vírus foi registrado e os resultados dos exames das oito pessoas monitoradas serão divulgados até o fim do dia.

Feitosa reforçou que não móvitos para pânico, pois a estadual e privada de saúde estão seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. “Formulamos um plano estadual de contingenciamento para atender toda demanda assim que for preciso. Contundo, não é necessário ir para uma unidade saúde buscar exames específicos para o Covid-19 se você não esteve nos 16 países que tiveram casos confirmados ou não teve contato com pessoas oriundas dessas localidades. Temos um protocolo a ser seguido”, disse.

Na próxima semana, a SES vai intensificar as ações de comunicação por meio de banners nos postos de saúde e hospitais para conscientizar e tranquilizar a população sobre todos os passos de prevenção do Coronavírus.

O diretor técnico do hospital São Lucas, Jerônimo Gonçalves afirmou o paciente que apresentar diagnostico positivo para Covid-19 ficará isolado e em observação constante. Gonçalves também salientou que no caso internação o paciente ficará na Unidade de Terapia Intensiva com ventilação mecânica. “Assim como a rede pública, os hospitais privados estão equipados para melhor tratar as pessoas com Covid-19”, revelou.

A promotora de Justiça Euza Missano tranquilizou a população quanto aos serviços oferecidos pelo estado. “Essa reunião mostrou que estamos preparamos para cuidar de todas pessoas diagnosticas com Covid-19. Por isso não é preciso comprar máscaras e sair usando como tem acontecido em Aracaju”, finalizou.

Recomendações: lavar bastante as mãos com sabão e fazer uso de álcool em gel.

Leia mais:
Mulher suspeita de contrair o novo coronavírus está em isolamento domiciliar em Aracaju
Coronavírus: Secretaria Estadual de Saúde descarta caso em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso