Saúde
OMS alerta sobre ritmo rápido de contaminações pela varíola dos macacos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou atenção para o ritmo acelerado de crescimento dos casos de varíola dos macacos no mundo. Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (17), o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que 7,5 mil novos diagnósticos de monkeypox foram registrados no planeta na última semana.
A alta em apenas sete dias representa um aumento de cerca de 20% em relação à semana anterior, que também havia registrado aumento de 20% em relação à precedente.
De acordo com a OMS, a varíola dos macacos já se espalhou por 92 países, provocando 35 mil diagnósticos e 12 mortes. O Brasil é um dos países que têm “tendências preocupantes”, segundo destacou Rosamund Lewis, líder técnica da OMS no combate à varíola dos macacos.
“Vários países mostram tendências preocupantes e o Brasil é um deles. O número de casos continua a subir e é importante que medidas de prevenção sejam implementadas e que os indivíduos sejam informados de que precisam se proteger”, afirmou Lewis.
Até esta terça (16), foram realizados aproximadamente 8.850 exames em laboratórios de referência, em todo o Brasil, para a comprovação de casos da doença. O país acumula 3.100 contaminações até o momento.
Leia os termos de uso