Saúde


Opera Sergipe ultrapassa meta de cirurgias planejadas para a primeira fase


Publicado 28 de março de 2024 às 06:06     Por Redação AjuNews     Foto Arthuro Paganini / Governo de Sergipe

Lançado em 22 de julho de 2023, o Opera Sergipe já realizou 9.665 cirurgias eletivas (sem urgência) de média complexidade, entre os 15 tipos diferentes colocados à disposição nesta primeira fase do programa. Com o resultado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aumentou em 146,9% o número de atendimentos previstos inicialmente, o que representa também alívio para as portas de urgência do estado.

O propósito do Opera Sergipe é ampliar a oferta de cirurgias, a fim de contribuir para a diminuição do tempo de espera por um dos procedimentos, além de aumentar o acesso da população ao atendimento. De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Pardo, a meta inicial era contemplar os 3.913 pacientes que aguardavam por algum dos 15 tipos de cirurgias dispostas nessa primeira fase. Mas a marca, segundo Pardo, não apenas foi alcançada, como atualmente as filas são despachadas quase em tempo real nos hospitais cadastrados. “O programa foi criado para atender as filas reprimidas, mas foi muito além”, enfatizou a gestora

“Havia uma preocupação em atendermos os 3.913 pacientes que aguardavam na fila por estas cirurgias da primeira fase. Não só atingimos o objetivo, como foram entrando novas pessoas na fila em busca desse elenco dos 15 tipos de cirurgias. Note que atendemos todos que já aguardavam e hoje praticamente estamos colocando as filas em tempo real”, detalhou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso