Saúde
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar 10 dias para doar sangue
A campanha de doação de sangue O+ ou O- para a cantora sergipana Paulinha Abelha movimentou a sede do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS). No entanto, nem todas as pessoas que tentaram ajudar conseguiram realizar a doação, pois muito tiveram covid-19 e sintomas de síndromes gripais recentemente.
De acordo com o instituto, pessoas que apresentaram sintomas de covid ou gripe precisam aguardar o prazo de 10 e sete dias, respectivamente, para realizar a doação.
O IHHS Informou ainda que existem outras restrições para se tornar um doador. As pessoas que tomaram o reforço da Covid ou antibiótico ou que realizaram extração dentária deverão aguardar 7 dias. Já quem fez cirurgia dentária deverá aguardar 6 meses. Além, disso, as pessoas que realizaram ato sexual sem preservativo não poderão doar sangue.
Ainda segundo o órgão, as pessoas aptas a doar passarão por uma triagem e depois serão encaminhadas para uma sala de coleta.
O órgão localizado na rua Guilhermino Rezende, número 187, no bairro São José, Zona Sul da capital, funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h; sexta-feira até 16h e sábado de 8h às 12h.
Leia mais:
Paulinha Abelha precisa de doação de sangue; saiba como doar
Leia os termos de uso