Saúde


Planos de saúde terão de cobrir testes sorológicos de covid-19 a partir desta segunda (29)


Publicado 29 de junho de 2020 às 18:23     Por Dhenef Andrade     Foto Arquivo / Agência Brasil

Os planos de saúde terão de cobrir a realização de testes sorológicos para detecção do novo coronavírus (covid-19). A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incluir o procedimento que inclui os exames laboratoriais por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (29).

As pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.

Beneficiários dos planos que tenham apresentado sintomas de síndrome gripal aguda, como tosse, coriza, dor de garganta e sensação de febre ou  de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que apresenta como sintomatologia dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto, podem realizar o teste sem custos extras mediante pedido médico.

Segundo divulgado pelo jornal O Globo, desde março, os planos de saúde já eram obrigados a cobrir outros testes para diagnóstico da covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta. Mesmo assim, dificuldades para realização de teste representaram 36% das 4,7 mil queixas recebidas pela ANS sobre o coronavírus.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso