Saúde
Prefeitura de Aracaju recomenda aos pais adiar vacinação de rotina para crianças
A prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fez uma recomendação aos pais de crianças entre seis meses a dois anos para que evitem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) na busca por garantir as vacinas de rotina, durante o período da primeira fase da campanha de vacinação contra Influenza (até o dia 16 de abril).
A recomendação tem o objetivo de impedir que as crianças sejam vetores de transmissão para os idosos, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus (covid-19) e que está sendo priorizado nesta fase inicial de imunização.
Trata-se de um adiamento da vacinação, pois essa medida preventiva tem o intuito de reduzir o contato entre idosos e crianças, já que estas são transmissores e disseminadores fundamentais de doenças respiratórias, e, além disso, até o momento, parecem ser mais resistentes à covid-19.
“Estamos fazendo um planejamento para que a gente possa dar as vacinas aos idosos fora dos postos, sejam estruturas montadas em praças ou drive thrus [postos volantes], onde eles possam ser vacinadas dentro dos carros. O intuito é realmente evitar o contato deles com outras pessoas, de forma a protegê-los do contágio, e evitar também que mais leitos para situações graves sejam ocupados”, frisou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Leia os termos de uso