Saúde


Sarampo: Dois casos são registrados em Simão Dias e um em Lagarto


Publicado 19 de abril de 2020 às 10:26     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe confirmou três casos de sarampo no estado. Dois foram registrados no município de Simão Dias, Agreste sergipano e um em Lagarto, Região Centro-sul do estado. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, 10 casos foram notificados, três confirmados, um descartado e seis estão em investigação.

Segundo a SES, o município de Simão Dias notificou nove casos suspeitos entre 29 de dezembro de 2019 a 4 de abril de 2020. Dois foram confirmados, um foi descartado e seis estão em investigação. O primeiro caso foi de um homem, de 22 anos, sem histórico de vacina. Ele teve contato com um turista de São Paulo, que também apresentou os mesmos sintomas do sarampo. O segundo caso foi uma mulher, de 25 anos, que tomou a última dose da vacina há 21 anos.

O terceiro caso confirmado foi do município de Lagarto. O paciente, de 34 anos, apresentou febre, manchas vermelhas, tosse, coriza, conjuntivite e outros sintomas próprios da doença.

A diretora ressaltou que o sarampo é uma doença transmissível e extremamente contagiosa, podendo levar o paciente a morte. “A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema [manchas vermelhas no corpo] até quatro dias após”, disse.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso