Saúde


Saúde afirma que primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro


Publicado 30 de julho de 2022 às 08:44     Por Larissa Barros     Foto Arquivo / Agência Brasil

Após a confirmação da primeira morte por causa da varíola dos macacos, o Ministério da Saúde anunciou que as primeiras doses da vacina contra a doença devem chegar em setembro ao Brasil.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, cerca de 20 mil doses vão desembarcar no país em setembro e 30 mil, em outubro.

Apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Segundo a pasta, a compra do imunizante será feita por meio de convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) porque a empresa dinamarquesa produtora da vacina não-replicante não tem escritório no Brasil nem pretende abrir representação no país.
Os secretários do Ministério da Saúde concederam, nesta tarde, entrevista coletiva para explicarem as ações da pasta, no dia da inauguração do Centro de Operação de Emergência (COE), que coordenará os trabalhos de monitoramento e de combate à doença.

O número de casos confirmados da varíola dos macacos subiu para 1.066 no Brasil. Até o momento, as cidades com mais ocorrências são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Nesta sexta (29), um homem de Belo Horizonte com 41 anos, morreu após complicações causadas pela doença. Ele também tratava um câncer com quimioterapia, e estava imunodeprimido.

Com informações da Agência Brasil*



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso