Saúde


Saúde de Aracaju finaliza campanhas de multivacinação e contra pólio com resultado abaixo da meta


Publicado 03 de outubro de 2022 às 13:43     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / SMS

Com 19.443 crianças vacinadas contra poliomielite (9,89%), Aracaju encerrou a campanha de vacinação com um índice abaixo da meta, que é de 95% da cobertura populacional. Foram vacinadas 57.208 na multivacinação. As campanhas de multivacinação e contra poliomielite foram finalizadas pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (30). No entanto, devido à baixa procura na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertou a vacina no sábado (1º).

As duas campanhas foram iniciadas no dia 8 de agosto e seriam concluídas no dia 9 de setembro, mas, devido à baixa procura, foram prorrogadas para o dia 30 de setembro. “O objetivo da prorrogação foi aumentar a cobertura vacinal, pois a melhor maneira de prevenir contra doenças é por meio das vacinas. Realizamos várias estratégias, como pontos de vacinação aos sábados, nos três shoppings da capital, vacinação nas escolas e creches do município e, mesmo assim, não conseguimos atingir a meta dos 95%”, explicou a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Durante todo o ano, a SMS oferece, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vacinas que podem ser tomados por crianças, adolescentes e adultos, incluindo as vacinas que são ofertadas em períodos de campanha vacinal.

“É preciso reforçar que a imunização é muito importante para erradicação de doenças e para a diminuição de vírus em circulação, o que reduz o risco de infecção e transmissão. A finalidade é alcançar toda a sociedade, dos mais jovens aos adultos, porém, o calendário prioriza as crianças, pois, é nesta fase, que a maioria das vacinas disponíveis são tomadas. É importante que os pais e os responsáveis saibam que a vacinação da poliomielite, continua sendo de ofertada na rotina das Unidades, sendo o primeiro reforço com 15 meses nas crianças e o segundo reforço com 4 anos seguindo o calendário vacinal”, orientou a coordenadora.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso