Saúde


Saúde de Aracaju fiscaliza câmaras frias para imperdir a perda de doses da vacina contra covid-19


Publicado 18 de dezembro de 2021 às 10:00     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju afirmou, nesta sexta-feira (17), que vai realizar fiscalizações nas câmaras frias instaladas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir deste fim de semana. O objetivo visa impedir a perda de doses de vacina por possíveis falhas no armazenamento.

Segundo com a SMS, as inspeções acontecerão nos dias em que as UBSs não funcionam. “Caso seja detectado problema em algum equipamento durante essas incursões, os técnicos transferirão prontamente os imunobiológicos para a Rede de Frio. A ideia é reduzir ainda mais o percentual da perda dos estoques na capital, que sempre esteve abaixo do limite aceitável preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse o coordenador de Imunização de Aracaju, Yuri Belchior.

Ainda segundo a SMS, são seguidas todas as orientações do Ministério da Saúde, que preconiza o índice de 10% como aceitável para perda operacional de doses. Mesmo assim, Aracaju não registrou esse índice de perda, desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso