Saúde
Saúde nega confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos em Aracaju
Após circular em redes sociais que houve a confirmação do primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox), em Aracaju, a secretária Municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, enviou vídeo nesta sexta-feira (12) esclarecendo que a informação é falsa.
Segundo a secretária, trata-se de um caso suspeito, com coleta de material a ser feita e enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), nesta sexta-feira (12). Com esse novo caso suspeito, Aracaju passa a ter sete casos suspeitos da doença.
“Essa informação não é verídica. Todos os casos que chegaram a Aracaju são casos suspeitos. Nós enviamos a coleta do material para o Lacen e depois da análise o Lacen enviará para a Fiocruz. Apenas após retornar com o resultado, é que nós poderemos confirmar ou não casos aqui no nosso estado”.
Waneska explica ainda que quando houver confirmação de casos de monkeypox na capital, a Secretaria Municipal da Saúde fará a divulgação em todos os seus canais oficiais.
A orientação da SMS é que qualquer estabelecimento de saúde, da rede pública ou privada, ao identificar algum caso suspeito, notifique através de formulário no Google Forms, para a Vigilância Epidemiológica de Aracaju. “A Vigilância entrará em contato com esse paciente e vai agendar a coleta da secreção. É extremamente importante que quando o profissional fizer a notificação ao município de Aracaju, envie a foto das vesículas que fazem com que o profissional suspeite que é caso de varíola”, finalizou.
Leia mais:
Varíola dos macacos: Cinco casos suspeitos são investigados em Aracaju
Leia os termos de uso