Saúde
SE lidera ranking com maior número de locais com alta mortalidade de crianças e adolescentes por covid-19
Sergipe lidera o levantamento com maior número de cidades com altos índices de mortalidade provocadas por complicações do novo coronavírus (covid-19) entre crianças e adolescentes. Aquidabã, Boquim, Maruim, Monte Alegre, Propriá, Salgado e Telha aparecem entre 40 localidades com maiores taxas de morte pelo vírus. O estudo foi conduzido pelo Departamento de Medicina da UFS, por meio do grupo coordenado pelo professor Victor Santana Santos. Os resultados foram publicados, nesta quarta-feira (27).
A pesquisa analisou a incidência e a mortalidade pela infecção entre pessoas de 0 a 19 anos de idade, no período entre março de 2020 e outubro de 2021. Dez pesquisadores de duas universidades brasileiras e uma britânica que assinam a publicação chamam a atenção para a escassez de dados sobre a distribuição geográfica dos casos e os fatores de risco de morte por covid-19 em crianças e adolescentes.
No período analisado, o Brasil registrou 33.991 casos e 2.424 mortes na população pediátrica. Esses números foram associados na análise a indicadores socioeconômicos e à disponibilidade de recursos de assistência à saúde, como o número de leitos hospitalares pediátricos e de ambulatórios, cobertura médica e de enfermagem por município, taxas de desemprego, percentual de analfabetismo, serviços de coleta de esgoto ou lixo, e percentual de domicílios com renda per capita abaixo da metade do salário mínimo.
“Os principais grupos de risco de mortalidade foram identificados nos municípios do Norte e do Nordeste, que são as regiões com os piores indicadores socioeconômicos e as maiores disparidades de saúde do país,” ressalta Santana.
Sergipe também aparece em primeiro lugar entre os estados com o maior número de localidades com os maiores índices de mortalidade. Foram observados 8 municípios do estado com alto risco de morte na população pediátrica. Na sequência, Alagoas (5), Santa Catarina (5), Minas Gerais (4), Rio Grande do Sul (3), Roraima (3), Bahia (2), Pernambuco (2), Piauí (2), São Paulo (2), Pará (1) e Ceará (1).
Mortalidade por faixa etária
Por estrato de idade, 19 municípios brasileiros apresentaram altas taxas de mortalidade entre crianças de 0-4 anos. Na população de 5-9 anos, apenas três cidades do país tiveram índices elevados. As três situadas em Sergipe. Foram identificadas ainda três localidades com altas taxas para crianças de 10-14 anos, e 7 municípios nessa condição para a faixa etária de 15-19 anos.
Leia os termos de uso