Saúde


Sem eficácia comprovada, Saúde libera uso de cloroquina para todos os estágios da covid-19


Publicado 20 de maio de 2020 às 13:16     Por Roberta Cesar     Foto Ascom / SES

O Ministério da Saúde (MS) alterou, nesta quarta-feira (20), o protocolo para tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus (covid-19), no qual autoriza o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para todos os estágios da doença. Até o momento, o órgão só tinha autorizado para os pacientes em estado grave.

“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o benefício inequívoco dessas medicações para o tratamento da covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, conforme modelo anexo”, ressalta o texto.

De acordo com o novo protocolo, a utilização do medicamento é de responsabilidade do médico e precisa ter autorização do paciente. O texto ainda diz que o “uso das medicações está condicionado à avaliação médica, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso