Saúde
Sergipe é referência nacional nos cuidados aos prematuros com Método Canguru
Sergipe é referência nacional nos cuidados aos recém-nascidos prematuros e famílias, com o Método Canguru, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. O modelo de assistência é voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o método permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais e ocorre em três etapas: a primeira delas no pré-natal na gestação de alto risco, e, após, na internação do recém-nascido prematuro na Unidade Neonatal.
Os pais devem ser acolhidos na Unidade Neonatal, receber informações sobre as condições de saúde do seu filho, os cuidados dispensados, as rotinas, o funcionamento da unidade e a equipe que cuidará de seu filho.
Na segunda etapa o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru deve ser realizada o maior tempo possível. A mãe participa ativamente dos cuidados do prematuro, e deve estar apta para colocar o bebê na posição canguru.
Já na terceira etapa o bebê vai para casa e é acompanhado, juntamente com sua família, no ambulatório Maria Creuza de Brito Figueiredo até atingir o peso de 2.500 g.
O recém-nascido passará a ser acompanhado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, neonatologistas, oftalmologistas, neuropediatras, além de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Toda equipe multidisciplinar.
Esses profissionais atuam no âmbito da Política de Humanização Perinatal – assistência materno-infantil, garantindo o devido acompanhamento de bebês prematuros de alto risco, que nasceram na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).
Leia os termos de uso