Saúde
Sergipe pode zerar fila de cirurgias pelo SUS, diz Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde apresentou uma projeção otimista para a redução das filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para cinco estados, incluindo Sergipe. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.
Os estados do Tocantins, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul também estão na lista, com a expectativa de zerar a espera por procedimentos cirúrgicos. Segundo dados divulgados pela pasta, até outubro de 2023, foram realizadas cerca de 250 mil cirurgias em todo o país, ultrapassando significativamente os 70% da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução de Filas.
O MS acredita que o novo programa será fundamental para atender a crescente demanda represada durante os períodos mais críticos da pandemia. O governo federal anunciou um investimento de R$ 600 milhões, visando agilizar e proporcionar atendimento de qualidade aos pacientes que aguardam por intervenções cirúrgicas.
A redução das filas de cirurgias é considerado um dos maiores desafios enfrentados pelo SUS e o novo programa tem como meta realizar mais de 500 mil cirurgias declaradas pelos estados participantes. Dentre os procedimentos mais listados, destacam-se cirurgias de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgias de hérnia, remoção de hemorroidas e retirada do útero.
O programa tem vigência inicial de um ano, com a possibilidade de prorrogação por igual período. A expectativa é que essa iniciativa não apenas contribua para zerar as filas de cirurgias, mas também promova uma melhoria significativa na eficiência e agilidade dos serviços de saúde em todo o país.
Leia os termos de uso