Saúde
Sergipe recebe mais 20 respiradores para tratamento de pacientes com covid-19
Sergipe recebeu mais 20 ventiladores mecânicos para o tratamento de pacientes diagnosticados com covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (02).
Segundo a pasta, os aparelhos foram enviados pelo Governo Federal. Sendo 10 destinado ao Hospital Amparo de Maria em Estância, Sul Sergipano, seis para a unidade particular Hospital São José, Zona Norte de Aracaju, e quatro para o Hospital de Campanha da capital.
De acordo com a SES, a chegada dos equipamentos vai possibilitar a ampliação e a abertura de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar do estado.
Segundo o governador, Belivaldo Chagas (PSD), ele falou sobre a diculdade para a ampliar a quantidade de leitos de UTIs por causa da aquisição dos respiradores, e o ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, prometeu 40 equipamentos.
“Fiquei contente ontem, enquanto falava com a imprensa, recebi a informação que tinha acabado de chegar em Salvador 20 respiradores vindos do Governo Federal. Pelas informações que temos, é que devem chegar mais 20 na próxima semana”, disse Belivaldo.
Ainda segundo a pasta, os 20 novos respiradores serão instalados, a título de empréstimo, através de termo de cessão de uso, em unidades privadas e filantrópicas, para assistência a pacientes graves pela covid-19.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, apesar da abertura de novos leitos de UTIs ser uma das dificuldades em Sergipe, ela afirma que o estado conseguiu evoluir com a abertura desses novos leitos.
“ É um problema crônico em todo o país. Mas, hoje, nós avançamos. Na nossa rede, temos 123 leitos, só leitos SUS. Vamos continuar ampliando ainda essa semana. É uma projeção, que se conseguirmos, vamos para 254 leitos, isso é um avanço considerável”, afirmou Mércia.
Segundo a SES, o Governo Federal enviou para Sergipe 35 ventiladores mecânicos de transporte que serão usados nas unidades que possuem sala de Estabilização. Somados a 15 ventiladores fixos que foram instalados no Hospital e Clinica Renascença, como instrumentos cedidos através de termos contratuais.
Leia os termos de uso