Saúde
Sergipe registra primeiro caso de dupla infecção por covid-19 e Influenza
A biomédica Rafaela Windy é a primeira infectada em Sergipe de forma conjunta com o vírus H3N2 e o Sars-cov-2, causadores da Influenza e da covid-19, respectivamente. A informação foi confirmada pelo pesquisador e coordenador da Força-Tarefa da Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lysandro Borges.
“O flurona já detectado em outros países é infecção conjunta ou concomitante dos dois vírus respiratórios que mais estão circulando no Brasil e no mundo. O vírus causador da covid-19 e aqui, especificamente no Brasil, com esse surto dessa síndrome gripal que é a influenza, o H3N2”, disse Borges.
A infectada está em isolamento social e relatou que primeiros três dias com a doença foram os piores. Os sintomas começaram na segunda-feira (27), com espirros, coriza e dor de cabeça. Um teste particular revelou que ela estava com covid-19 e a amostra foi enviada para o Lacen que confirmou a presença também do vírus da gripe.
O pesquisador reforçou que é preciso incrementar a testagem nos municípios com RTPCR, que consegue distinguir com qual vírus a pessoa está contaminada. Lyssando reforçou que prevenção se dá pelo uso da máscara, álcool gel e distanciamento social.
Leia os termos de uso